Dentista em Cruz Alta - RS

Próteses Dentárias

A prótese dentária é uma maneira prática, moderna e acessível para você voltar a sorrir e mastigar sem medo!

Odonto Esthetic Master

Desde 2016 oferecendo excelência em tratamentos odontológicos, a Odonto Esthetic Master alia segurança e bem-estar a preços acessíveis, oferecendo uma ótima relação custo-benefício aos nossos pacientes.
PRÓTESE PROTOCOLO cruz alta dentista

Prótese Dentária em Cruz Alta

A perda dos dentes sempre é um motivo de desconforto e preocupação. Além de prejudicar a estética de seu sorriso, esse dano também pode dificultar a fala, a mastigação e a formação de toda a arcada dentária.
Prótese protocolo cruz alta

Prótese de protocolo

Prótese total fixa instalada sobre pinos implantados por toda a gengiva, restaurando a reabilitação total de pacientes que perderam seus dentes. É a melhor opção para quem sonha em se livrar da dentadura;

Prótese protocolo cruz alta

Carga imediata

Repõe um ou mais dentes perdidos no mesmo dia (sujeito a avaliação prévia). Coroas ou pontes provisórias serão fixadas ao pino de titânio logo após a cirurgia. Após um tempo, a prótese precisa ser trocada por uma definitiva que vai durar por anos.

Prótese protocolo cruz alta

Carga tardia

Colocação dos implantes, que são os pinos de titânio que ficarão na gengiva e sustentarão as suas futuras próteses definitivas. Em seguida, é necessário aguardar o período de osseointegração, que pode levar de 4 a 6 meses.

Prótese total

A prótese total, mais conhecida como “dentadura”, é indicada para substituir artificialmente todos os dentes das arcada superior e/ou inferior. A prótese total é uma prótese suportada somente por tecido gengival e outras estruturas anatômicas da boca. Assim, são necessárias, normalmente, diversas consultas para moldagens, provas e ajustes durante a sua confecção. Em alguns casos, a prótese total também pode ser indicada em caráter provisório ou imediato, como em pacientes que estão fazendo reabilitação com implantes. Nesses casos, são necessárias menos consultas ao cirurgião dentista para a conclusão da prótese. Seja qual for o caso, consultas ao cirurgião dentista com o objetivo de ajustar a prótese total finalizada são comuns e, muitas vezes, recomendadas.
PRÓTESE PROTOCOLO cruz alta dentista

Prótese Parcial Fixa

Esse tipo de prótese é indicada de acordo com quantidade de dentes que a pessoa perdeu, podendo ser uma prótese parcial fixa unitária ou múltipla. A prótese fixa unitária tem como objetivo recuperar a porção perdida de um único dente. Já a prótese fixa múltipla envolve a reabilitação de um porção mais extensa da boca e pode, muitas vezes, ser uma alternativa para pacientes que não desejam ou não podem colocar implantes. As próteses fixas comumente são indicadas para dentes que tenham passado por tratamento de canal e, nesses casos, a colocação de um pino no interior do canal é realizada, com o objetivo de dar maior retenção para a prótese fixa. Além disso, as próteses fixas são seguidamente associadas com lentes de contato e facetas cerâmicas em um tratamento completo de reabilitação.

Clínica Odontológica em Cruz Alta - RS

Tópicos de indicações:

Prótese total
removível

Conhecida popularmente como dentadura, a prótese total removível é recomendada para casos em que houve perda de todos os dentes. Ela é feita a partir de moldagens que reproduzem a anatomia da arcada superior (maxilar) e da arcada inferior (mandíbula) do paciente.

A solução tem estrutura removível e dentes de resina mais resistentes e ganhou tecnologia com o passar dos anos. Hoje é cada vez mais elaborada, buscando inclusive reproduzir cor, formato e tamanho dos dentes naturais como também a cor da gengiva. Depois de pronta, a prótese fica apoiada sobre a mucosa, ou seja, na gengiva, o que facilita a colocação e a retirada da boca.

Prótese parcial
removível

Esse tipo de prótese pode ser utilizado por indivíduos que possuem um número razoável de dentes remanescentes. Não há necessidade de extrair ou desgastar os dentes que ainda estão na boca. No entanto, a saúde desses dentes precisa ser levada em conta, pois eles servirão de apoio para a estrutura metálica da prótese, que, na maioria das vezes, será confeccionada com ligas de cobalto e cromo.

A manutenção não é complexa, já que a prótese é retirada com facilidade da boca. Mas vale ressaltar que é preciso realizar a limpeza após todas as refeições.

Prótese
flexível

São reconhecidas principalmente como alternativas às próteses parciais removíveis e produzidas em resina flexível, o que tira a necessidade da utilização de grampos e estruturas presentes nas próteses tradicionais. A tendência é que o resultado tenha aparência mais natural. A utilização dessa modalidade é mais comum em idosos, como prótese provisória em casos de reabilitação ou mantenedores de espaço entre os dentes naturais.

Prótese parcial
fixa

Popularmente conhecida como “ponte” ou “coroa”, a prótese parcial fixa é indicada normalmente para pessoas que perderam um número pequeno de dentes naturais e que apresentam pelo menos dois elementos dentários que possam ser utilizados como suporte (um posterior e um anterior) ao local em que a prótese será instalada. Nesse caso, os dentes naturais precisam ser desgastados, processo que pode comprometer sua estrutura.

Tradicionalmente confeccionadas em metal com porcelana, tiveram uma grande evolução tecnológica. Com a descoberta de novos materiais estéticos, em alguns casos, é possível confeccioná-las com estruturas não metálicas, caso da zircônia. Sua durabilidade está ligada diretamente à técnica correta de confecção, mas depende de maneira significativa dos hábitos de higiene. A limpeza deve ser criteriosa e precisa alcançar a estrutura do suporte de maneira efetiva, para que restos de alimentos se acumulem ali.

Veja alguns resultados:

Prótese Protocolo dentaria cruz alta
Prótese Protocolo dentaria cruz alta
Prótese Protocolo dentaria cruz alta
antes e depois PRÓTESE PROTOCOLO cruz alta dentista
antes e depois PRÓTESE PROTOCOLO cruz alta dentista
antes e depois PRÓTESE PROTOCOLO cruz alta dentista

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Dúvidas Frequentes

É normal a gengiva ficar inflamada na região da prótese?

Não. Esta inflamação pode ser provocada por problemas periodontais, falta de higienização, acúmulo de alimentos, desadaptação ou sobre contorno da coroa. Em casos de gengiva inflamada, o paciente deve consultar o seu dentista para fazer uma avaliação minuciosa.

Qual o tempo de duração de uma dentadura?

A cada 5 anos, o paciente deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa e para confecção de nova dentadura. Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova prótese.

Como fazer a limpeza de prótese dentária?

Tão importante quanto cuidar dos nossos dentes naturais é manter a limpeza de prótese dentária em dia. Esteja você utilizando um modelo fixo ou removível, uma coisa é certa: esse cuidado precisará ser diário, após todas as refeições e, preferencialmente, feito com uma escova de dente própria para isso, que pode ser encontrada em lojas especializadas no setor.

Ao contrário das versões tradicionais, essas escovas vêm em estojos personalizados e apresentam formato diferenciado, com cerdas curtas na parte externa e alongadas na interna. É válido ressaltar que o seu valor também pode ser mais elevado.