Dentista em Cruz Alta - RS

Cirurgias Odontológicas

Quer valorizar ainda mais o seu sorriso? Você precisa dos procedimentos e tratamentos da estética dental.

Odonto Esthetic Master

Desde 2016 oferecendo excelência em tratamentos odontológicos, a Odonto Esthetic Master alia segurança e bem-estar a preços acessíveis, oferecendo uma ótima relação custo-benefício aos nossos pacientes.
Cirurgias Odontológicas

Extração de Sisos

O dente do siso é o último dente a nascer, por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que nasça completamente. No entanto, é comum que o dentista indique a sua retirada através de uma pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes ou até encontrar-se danificado por cáries.

Enxerto Ósseo

O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de um local adequado que pode ser a mandíbula do paciente, por exemplo, e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo. É utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura.

Levantamento de Seio Maxilar

O seio maxilar é uma cavidade em nossa face que tem diversas funções, muitas associada a respiração. Ao seu redor encontramos uma fina membrana que pode ser elevada para a colocação do enxerto ósseo, que após um tempo receberá o implante. Dessa forma, o levantamento do seio maxilar é um procedimento cirúrgico odontológico realizado em pacientes que perderam os dentes superiores a mais tempo e precisam colocar implantes dentários.

Clínica Odontológica em Cruz Alta - RS

Tópicos de indicações:

Cirurgia ortognática

Estas cirurgias alteram a posição da mandíbula do paciente. Elas são feitas geralmente em adultos, uma vez que crianças e jovens podem contar com a correção por meio dos aparelhos ortodônticos.

Dessa maneira, a correção da mandíbula se faz necessária quando a posição inadequada deste elemento leva a dores mandibulares e também alterações nas mordidas dos pacientes, prejudicando a mastigação, fala, etc. Para reposicionar a mandíbulas, os cirurgiões-dentistas utilizam parafusos e placas de titânio, mesmo material dos implantes dentários.

Enxertos ósseos para implantes dentários

Outra cirurgia muito comum na odontologia é a colocação de implantes dentários. Essa estrutura do osso maxilar envolve diversos cuidados do profissional odontólogo e da sua equipe. Isso se deve ao fato do osso estar bem posicionado e adequado para recepcionar o implante, que envolve a colocação da coroa e o pino dentário.

Assim, o enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca do paciente para, posteriormente, receber o implante dentário. Para ossos mandibulares ‘moles e finos’, o implante pode ser de difícil colocação.

Cirurgias odontológicas gengivais

Estas cirurgias são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais. Estas doenças são causadas por infecções bacterianas, quando estas afetam os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.

Com o avanço das doenças periodontais, ocorre a aparição da bolsa periodontal, desenvolvida por meio do acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva. Nessas situações, a indicação mais comum dos profissionais odontólogos é o retalho gengival’ tanto para a limpeza quanto para a redução da bolsa.

Outras cirurgias realizadas nesse sentido envolvem a gengivectomia, que é feita para remoção do excesso do tecido gengival. Além disso, há a gengivoplastia, para remodelamento do tecido gengival que permaneceu saudável após uma doença periodontal.

Remoção de cistos

Os cistos podem ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, ou origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambas as situações, a remoção é possível e necessária por meio de cirurgia odontológica.

A retirada do cisto é um processo simples. Porém, é necessário o envio de biópsia para fins investigativos, para descobrir a origem do cisto e do que ele está preenchido, resguardando assim a saúde do paciente. O tratamento posterior à retirada do cisto varia de acordo com o resultado da biópsia.

Cirurgia oral menor

Esta cirurgia é considerada simples e pode ser feita no próprio consultório ou clínica odontológica. Elas envolvem menor risco e são cotidianas. O maior exemplo que podemos destacar é a extração dentária — ou a extração do siso. Este tipo de cirurgia, é realizada com a aplicação de anestesia local, dada pelo próprio cirurgião-dentista. A recuperação do paciente ocorre de forma rápida, sem maiores problemas.

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Dúvidas Frequentes

Preciso usar aparelho ortodôntico antes, durante e depois da cirurgia ortognática?

Sim. O aparelho ortodôntico antes da cirurgia é usado para corrigir a posição dos dentes para que estes se encaixem melhor durante a cirurgia. Depois da cirurgia, o aparelho ortodôntico é mantido para possibilitar alguns ajustes finais no posicionamento dental. Poucos são os casos em que o aparelho ortodôntico não é necessário.

Onde é feita a cirurgia ortognática e qual o tipo de anestesia?

A cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.

Pode haver rejeição? Preciso fazer fisioterapia após a cirurgia ortognática?

Sim. A fisioterapia é um coadjuvante imprescindível, auxiliando na drenagem do edema, no trabalho muscular e na recuperação sensitiva de áreas dormentes. Acompanhamento fonoaudiológico e psicológico, em alguns casos, são também indicados.